A ressonância magnética é uma técnica de diagnóstico por imagem que permite aos veterinários visualizar o interior do corpo dos animais de forma não invasiva. Esta técnica é usada para diagnosticar e monitorizar doenças, lesões e outras condições em cães e gatos.
A ressonância magnética é segura e não causa dor ou desconforto ao animal. O animal é colocado numa maca e é inserido em um tubo de ressonância magnética. Durante o procedimento, o animal é exposto a campos magnéticos e ondas de rádio, sob efeito de anestesia geral.
Os resultados da ressonância magnética são geralmente disponibilizados em 24 horas.
Se o seu animal de estimação precisar de uma ressonância magnética, é importante que converse com o seu veterinário para discutir os benefícios e riscos deste procedimento. O seu veterinário pode ajudá-lo a decidir se a ressonância magnética é a melhor opção para o seu animal de estimação.
O nosso equipamento de ressonância é um dos poucos de alto campo disponíveis em Portugal, significando que possui melhor imagem que as convencionais máquinas de baixo campo habitualmente usadas em medicina veterinária. Isto torna-a particularmente útil em animais pequenos e em patologias neurológicas onde o detalhe se revela imprescindível para obter o diagnóstico.
O nosso hospital possui também uma equipa sénior com ampla experiência em leitura e avaliação de imagens, contando com um Diplomado pelo Colégio Europeu de Imagiologia Veterinária.