Temos um novo website

Esperamos que goste. Com todas estas novas características, podem ocorrer erros, pelo que pedimos desculpa se um botão não funcionar ou se alguns links ou ligações não forem perfeitos. Estamos a trabalhar para que tudo fique bem.

E se eu estiver infetado?

O que fazer se estiver infetado com coronavírus ou se estiver em quarentena e tiver animais de estimação? A COVID-19 pode infetar os nossos animais de estimação?

Se estiver infetado com o coronavírus COVID-19 e tiver animais de estimação, é evidente que podem surgir muitas perguntas, pelo que reunimos aqui as perguntas mais frequentes. 


Posso lavar o meu cão ou gato com champô?


O coronavírus infeta por gotículas.  Uma vez que os animais de estimação não podem ser infetados com COVID-19, não podem ser portadores diretos de vírus, mas podem ser portadores passivos de gotículas. Isto significa que se espirrar ou tossir e o seu animal de estimação estiver perto ou abraçar o seu cão ou gato, pode transferir gotículas de coronavírus para o pêlo ou membranas mucosas do animal de estimação. Esta transmissão prospera mal num ambiente seco, mas prospera bem num ambiente húmido. Também, os vírus podem sobreviver durante muito tempo na pele do seu animal de estimação, mas ainda mais tempo nas membranas mucosas do seu cão ou gato.

Com um banho, provavelmente pode lavar parte da contaminação do pêlo do seu animal de estimação, mas ainda pode haver vírus nas membranas mucosas. 
Se precisar de dar banho ao seu animal de estimação, lembre-se de utilizar um champô adequado ao seu animal de estimação. Gatos e cães têm um valor de pH diferente do dos seres humanos e, portanto, não utilizam champô humano.

Preciso de cuidar de um animal de estimação de uma pessoa com infeção por coronavírus, o que devo fazer?


O que sabemos até agora é que superfícies macias e porosas são más para a sobrevivência dos vírus, enquanto superfícies duras como o aço e o plástico são melhores para os coronavírus sobreviverem. Portanto, pode assumir-se que as partículas de vírus na camada cutânea não sobrevivem mais do que um máximo de 24-48 horas, mas não se sabe quanto tempo as partículas virais nas membranas mucosas podem sobreviver. Se precisar de cuidar de um animal de estimação de um amigo ou familiar infetado com coronavírus, tome as seguintes precauções:

  • Lave bem as mãos antes e depois do contacto com o animal.
  • Deixe o animal comer e beber em taças de metal ou porcelana, que podem ser lavadas com detergente e enxaguadas depois.
  • Impeça que o animal o lamba na cara.
  • Se possível, deixe o animal dormir no chão durante os primeiros 2-3 dias e evite tê-lo no sofá e na cama.

Posso passear o meu cão se estiver infetado com o coronavírus?

Pode fazê-lo, mas a partir do seu próprio jardim fechado e desde que não seja utilizado por outros. Se isto não for possível, é melhor ter outras pessoas a cuidar do seu animal fora da sua casa. Neste caso, devem tomar as medidas de precaução recomendadas pelas autoridades sanitárias para que não sejam infetados.

O meu gato pode ir lá fora se eu estiver infetado com coronavírus?

Para evitar que o seu gato carregue partículas infeciosas, pode:

  • Evitar o contacto físico com o seu gato.
  • Lavar bem as mãos antes e depois do contacto com o seu gato e utilizar máscara.
  • Manter o seu gato em qualquer outra área confinada se quiser estar dentro de casa. 

Entre em contato com um veterinário

Se você acha que os sintomas são adequados para o seu animal, recomendamos que você entre em contato com um veterinário para uma consulta.

Erro

Ocorreu um erro. Este pedido já não pode responder até ser recarregado.