Oncologia Atlantico Hospital VeterinĂ¡rio

Serviço de Referência em Oncologia Veterinária Anicura Atlântico 

Atualmente, os animais de estimação, devido aos cuidados de medicina preventiva a que estão sujeitos, à qualidade da alimentação e a um estilo de vida protegido, têm uma esperança de vida mais longa.

Ao viverem mais, tal como as pessoas, desenvolvem doenças degenerativas associadas ao envelhecimento.

O cancro é uma doença multifatorial e, como tal, com a idade o risco de desenvolvimento de tumores aumenta. Devido ao impacto do cancro na saúde humana, ao aumento da sensibilidade global em relação a esta doença e ao cada vez maior valor afetivo dos animais, a oncologia veterinária, especialidade que trata os animais que sofrem de tumores, tem sofrido enormes progressos nas últimas décadas.

Os processos oncológicos nos animais partilham muitas semelhanças com os dos humanos. Por exemplo, em muitos casos, se o diagnóstico for precoce, muitos tumores podem ser curados. Ainda semelhante são os meios de diagnóstico e tratamento.

Assim métodos complementares de diagnóstico como análises, biópsias, citologias, ecografias, radiografias, tomografia (TAC) ou ressonância magnética são frequentemente utilizados. Na terapêutica os métodos usados nos animais também são muito semelhantes: a cirurgia é uma das principais modalidades de tratamento usadas e, nos casos de tumores em que pela sua natureza ou extensão a cirurgia não seja suficiente, pode recorrer-se à quimioterapia, radioterapia, electro quimioterapia ou imunoterapia, entre outros.

A Oncologia Veterinária tem ainda como pilares da sua atuação, a manutenção da qualidade de vida e resguardar o animal de todo e qualquer sofrimento desnecessário. Os planos de diagnóstico e tratamento são delineados de acordo com os objetivos do cuidador e sempre para aumentar a vida do animal com qualidade!

Nos casos mais graves, existem também cuidados paliativos que asseguram ao animal um final de vida confortável e com o menor sofrimento possível.

O Serviço de Referência em Oncologia Veterinária do Anicura Atlântico Hospital Veterinário, vem consolidar a oferta diagnóstica e terapêutica na área da Oncologia Veterinária em Portugal.

O serviço de Oncologia conta com uma equipa experiente liderada pelo Prof. Dr Joaquim Henriques, um dos pioneiros da oncologia veterinária em Portugal. Além disso, o Hospital dispõe de outros serviços, liderados por médicos veterinários reconhecidos nas várias áreas médicas e de infra-estruturas de apoio para que possamos oferecer todos os cuidados necessários ao seu animal.

Serviços

O serviço de Oncologia é um serviço de referência nacional em Oncologia Veterinária.

Os nossos serviços estão organizados de forma a oferecer uma abordagem global ao animal que sofre de cancro. Assim, vão desde os serviços de diagnóstico oncológico, consulta, cirurgia e, ainda, serviços inovadores em Portugal como a termoablação tumoral por radiofrequência, a radioterapia ou a embolização tumoral.

O animal doente e o seu cuidador são acompanhados em todo o processo da doença.

Nos casos avançados, oferecemos ainda serviço de cuidados continuados/paliativos.

Este trabalho é realizado, nos casos referenciados, em articulação estreita com o médico(a) veterinário(a) assistente, de forma que este(a) esteja sempre ao corrente da situação clínica e possa, também, ir acompanhando, ajudando e colaborando no processo.

Oferecemos ainda um serviço de segunda opinião. Isto é, no caso dos donos que desejam obter uma outra opinião sobre o diagnóstico, tratamento ou prognóstico da doença oncológica do seu animal, podem recorrer aos serviços do hospital.

Cirurgia Oncológica

O AniCura Atlântico Hospital Veterinário oferece um serviço de cirurgia oncológica.

O nosso bloco está completamente equipado para a realização tanto de cirurgias simples como mais complexas. O serviço de anestesia é coordenado pelo Prof. Dr. Lénio Ribeiro, garantido que cada animal recebe a anestesia e plano analgésico personalizado. Nos casos mais complexos ou quando o animal é idoso ou tem várias doenças, é comum existir uma consulta de anestesia ou realização de exames antes da cirurgia.

O Serviço de Oncologia tem ainda colaboração estreita com o Serviço de Cirurgia de Mínima Invasão do Atlântico, dirigido pelo Dr. Fausto Brandão proporcionando, quando há indicação, biópsias e cirurgias minimamente invasivas, cirurgia guiada por fluorescência com todos os benefícios que esta técnica oferece aos animais (menos traumática, menos hemorrágica e recobro mais rápido e confortável).

Historicamente, os métodos terapêuticos mais comuns para tratar os doentes veterinários com cancro são a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia. Nos últimos anos, porém, devido à evolução da Medicina Veterinária e fruto de mais investigação na área da oncologia, mais opções ficaram disponíveis, com resultados bastante promissores.

Enumeramos algumas das novas tecnologias, também usadas na Oncologia humana, e disponíveis no serviço do hospital:

1. Electroquimioterapia (EQT)

A EQT é uma técnica não invasiva para tratar tumores de pequenas dimensões ou cicatrizes em que o tumor não foi completamente removido.

Esta tecnologia utiliza a potencialização da ação da quimioterapia com a aplicação de pulsos elétricos diretamente no tumor.

Esta técnica apresenta resultados muito bons em determinados tipos de tumores como é o exemplo do carcinoma espinocelular, no cão e gato.

A electroquimioterapia pode ser utilizada como tratamento autónomo ou em combinação com a cirurgia, ablação, quimioterapia ou radioterapia.

2. Termoablação tumoral por radio-frequência (RFA)

A ablação tumoral por radiofrequência baseia-se no calor gerado que destrói as células tumorais e encerra pequenos vasos sanguíneos, o que reduz o risco de hemorragia. As células tumorais mortas são gradualmente substituídas por tecido cicatricial que encolhe com o passar do tempo.

É um tratamento de mínima invasão, normalmente associado a uma recuperação rápida e muito poucos efeitos secundários.

Pode ser aplicado com sucesso em tumores sólidos (tumores no fígado, rins ou pulmão) ou ainda de forma paliativa nos tumores ósseos ou outros sarcomas.

O AniCura Atlântico é o primeiro e único centro veterinário em Portugal a oferecer este serviço.

A termoablação pode ser utilizada como tratamento autónomo ou em combinação com a cirurgia, ablação, quimioterapia ou radioterapia.

3. Quimio-embolização trans-arterial (TACE)

A quimio-embolização trans-arterial ou TACE é uma técnica de tratamento oncológico, minimamente invasiva, que se baseia na administração de quimioterapia e colocação de materiais sintéticos, chamados agentes embolizantes, na(s) artéria(s) que alimentam o tumor, de modo a impossibilitar o fornecimento de sangue ao tumor e concentrar a quimioterapia dentro do mesmo.

É uma terapêutica associada a muito poucos efeitos secundários e com elevada taxa de sucesso terapêutico.

O AniCura Atlântico é o primeiro e único centro veterinário em Portugal a oferecer este serviço.

É mais frequentemente utilizado para tratar cancro do fígado e pulmão, mas também pode ser utilizado em doentes cujo cancro se tenha propagado a outras áreas do corpo. A quimio-embolização pode ser utilizada como tratamento autónomo ou em combinação com a cirurgia, ablação, quimioterapia ou radioterapia.

4. Imunoterapia

Quando pensamos no sistema imunitário, pensamos normalmente na sua capacidade de reconhecer e eliminar agentes infeciosos. Na realidade, o sistema imunitário desempenha um papel fundamental no reconhecimento e eliminação das células tumorais.

Infelizmente, o processo de reconhecimento e eliminação de um tumor pelo sistema imunitário é muito menos simples do que o processo envolvido no reconhecimento e eliminação de uma infeção bacteriana. Os tumores têm uma série de métodos para escapar às respostas imunitárias do hospedeiro, incluindo a produção de proteínas imunossupressoras e a alteração das funções das células imunitárias.

Dependendo do tipo de tumor, o nosso serviço dispõe de imunoterapia especifica ou não especifica para utilização no combate terapêutico.

5. Quimioterapia e Terapia Dirigida

A administração de protocolos simples ou combinados de medicamentos com ação anti-tumoral é uma modalidade de tratamento oncológico muito importante. Tal como nos humanos, existem protocolos de quimioterapia validados para tratar determinados tipos de cancro. O linfoma é um dos tumores mais comumente tratados com quimioterapia e que apresenta uma excelente resposta. Cerca de 85-90% dos cães com linfoma B de alto grau tratados com quimioterapia entram em remissão com o início do tratamento.

O desenvolvimento e aparecimento de novas moléculas direcionadas para determinados alvos celulares (terapia dirigida), aumentou o sucesso dos tratamentos e a esperança de vida dos animais.

6. Radioterapia

A radioterapia é uma das modalidades terapêuticas mais utilizadas na oncologia. O hospital encontra-se em fase de implementação de um serviço de radioterapia para animais, que se prevê estar a funcionar no terceiro trimestre deste ano.

Este serviço, também único e inovador em Portugal, permitirá aumentar o sucesso do tratamento dos animais que sofrem de cancro e oferecer pela primeira vez no nosso território esta arma terapêutica.

Em suma, a Medicina Veterinária tem vindo a acompanhar a crescente importância afetiva que os animais desempenham na sociedade e nas famílias e, Portugal não é exceção.

O aumento da incidência de tumores nos animais, o desenvolvimento de novos medicamentos e tecnologias, permitem oferecer aos animais doentes com cancro, tratamentos modernos e com maior eficácia.

Hoje é possível curar determinado tipo de cancros em animais, tal como nas pessoas.

O serviço de Oncologia de referência do Atlântico vem oferecer um serviço inovador e multidisciplinar à comunidade veterinária, trabalhando em extrema colaboração com os veterinários referentes, assim como, disponibilizar serviços de 2º opinião para os cuidadores que procurem compreender, tratar ou paliar, a doença oncológica do seu animal.

Este artigo foi útil?

Por favor, selecione o que se adequa à sua situação. Agradecemos o seu feedback.

Obrigada!

Nós realmente apreciamos isso

Erro

Ocorreu um erro. Este pedido já não pode responder até ser recarregado.