A Cirurgia de tecidos moles vai desde cirurgias pré-programadas como as esterilizações ou castrações até cirurgias devido a problemas oncológicos, acidentes, quedas, lacerações por confrontos entre cães, etc...
Na Cirurgia ortopédica o cirurgião irá resolver não só fracturas como também roturas de ligamentos ou mesmo luxações. Podem também realizar cirurgias correctivas para determinados problemas como é o caso da displasia da anca. Finalmente a Neurocirurgia procura corrigir problemas que ocorrem especificamente no sistema nervoso, podendo ser realizadas cirurgias quer à coluna (por exemplo para corrigir hérnias discais) quer à caixa craniana. Normalmente são também os cirurgiões desta área que realizam colheitas de líquido cefalo-raquidiano (líquido que envolve a coluna e o cérebro), imprescindível para o diagnóstico de meningites.
No Hospital Veterinário Arco do Cego contamos com uma equipa que pode dar resposta a um vasto leque de intervenções cirúrgicas, escolhendo a melhor técnica a utilizar em cada situação. Temos equipa de cirurgia disponível 24h/dia, em integração com os restantes serviços do hospital, como a imagiologia, análises clínicas, medicina interna e anestesiologia. Antes da realização de uma cirurgia electiva ou planeada recomendamos sempre a realização de exames pré-anestésicos para minimizarmos os potenciais riscos da intervenção. Após a cirurgia os pacientes ficam na área de recobro onde são acompanhados e vigiados pelo médico veterinário até estarem completamente recuperados e em condições para regressaram a sua casa.