Introdução

O Masitinib (Masivet®) é um fármaco pertencente à classe de inibidores da Tirosina Quinase. É um dos primeiros fármacos a ser aprovado especificamente para o tratamento de neoplasias em veterinária.

Modo de funcionamento

As Tirosina Quinases são enzimas que funcionam como “interruptores”: depois de ativadas desencadeiam uma cascata de reações no interior da célula provocando, por exemplo, a divisão celular. Em muitas neoplasias estas enzimas estão mutadas (estando sempre ativadas), ou existem em número muito superior ao normal. Em ambos os casos, o resultado é a multiplicação celular descontrolada e o crescimento do tumor.

Este tipo de compostos são análogos funcionais do ATP e competem com este ao ligarem-se à Tirosina Quinase, impedindo a sua ativação.

Indicações

O Masivet® foi aprovado para utilização em Mastocitomas caninos e está a ser investigada a sua utilização noutro tipo de neoplasias como os Hemangiossarcomas, osteossarcomas, carcinomas da tiroide e linfomas.

Tem particular utilidade no tratamento de Mastocitomas inoperáveis no cão.

Efeitos Secundários

O Masivet® tem como efeitos secundários mais comuns os vómitos, diarreia e perda de apetite. Alguns efeitos secundários mais graves são a proteinúria e as discrasias sanguíneas.

Nas primeiras semanas de tratamento é indispensável um controlo rigoroso e periódico de forma a detetar os possíveis efeitos secundários.

Hugo Gregório, MV

Este artigo foi útil?

Por favor, selecione o que se adequa à sua situação. Agradecemos o seu feedback.

Obrigada!

Nós realmente apreciamos isso

Erro

Ocorreu um erro. Este pedido já não pode responder até ser recarregado.