Odontologia

As doenças dentárias são comuns em cães e gatos. Cerca de 80 % dos animais adultos sofrem de alguma forma de doença dentária e, na maioria dos casos, estas condições estão associadas à dor. Tal como nos seres humanos, a placa bacteriana e os depósitos de tártaro formam-se nos dentes dos animais de companhia, o que pode causar inflamação das gengivas se não forem removidos precoce e corretamente. A inflamação das gengivas (gengivite) associada ao tártaro e à placa bacteriana pode, eventualmente, levar ao afrouxamento ou à perda dos dentes.

Sintomas da doença das gengivas:

  • Mau hálito (halitose)
  • Gengivas irritadas que sangram facilmente.
  • Perda de dentes.
  • Manifestações de dor na boca (o animal tem relutância em abrir a boca, pode haver perda de apetite, salivação excessiva ou coceira da boca)
  • Alterações comportamentais associadas à dor (agressividade, irritabilidade). 

Consulta odontológica:

Pode marcar uma consulta com os especialistas da AniCura para uma avaliação inicial da saúde oral do seu animal de estimação. Se necessário, será marcada uma consulta posterior para uma limpeza dentária ou outra intervenção que seja relevante para o diagnóstico efetuado pelo especialista. Para uma avaliação completa da saúde dentária, pode ser necessário efetuar radiografias, que permitirão controlar o estado de saúde das raízes dos dentes.

Antes de um procedimento dentário, é efetuada uma avaliação pré-cirúrgica, como para qualquer outra intervenção cirúrgica, para determinar se existem riscos associados à anestesia.

Este artigo foi útil?

Por favor, selecione o que se adequa à sua situação. Agradecemos o seu feedback.

Obrigada!

Agradecemos muito

Erro

Ocorreu um erro. Este pedido já não pode responder até ser recarregado.