Em certas ocasiões, os nossos animais de estimação desenvolvem doenças que surgem gradualmente e não apresentam sintomas alarmantes, pelo menos no início. Há muitas ações quotidianas que podem parecer comportamentos normais, mas que podem esconder um problema grave. Descubra quais são para estar atento, e consultar o seu veterinário se tiver dúvidas.
Beber muita água
É muito comum os cuidadores referirem que o seu animal bebe muita água e inclusivamente interpretarem esse comportamento como positivo.
Na realidade, um aumento na ingestão de água pode estar relacionado com vários problemas de saúde, tais como diabetes, insuficiência renal, distúrbios endócrinos ou até tumores. Se notar que o seu animal está a beber mais água do que o normal, está na altura de fazer uma visita ao veterinário para um check-up geral!
Se observar este sintoma, é indispensável um check-up veterinário, pois podem estar por detrás dele as seguintes condições:
- Doenças endócrinas, como a diabetes ou o hiperadrenocorticismo (síndrome de Cushing). Nos gatos, o hipertiroidismo é de grande importância.
- Doenças renais
- Infeções. Em fêmeas não castradas, é muito comum a infeção do útero.
- Problemas hepáticos
Lamber as orelhas do coabitante
Todos sabemos que os cães gostam de lamber tudo e mais alguma coisa e de vez em quando começam a lamber persistentemente as orelhas do cão, companheiro de casa.
Ao contrário do que se possa pensar, é provável que este comportamento não se trate de uma lavagem de orelhas gratuita, mas sim do início de uma infeção do ouvido. Os cães detetam odores fora do normal muito antes de nós, humanos, pelo que uma infeção no ouvido alheio não passa despercebida.
Outros sinais de otite (ou inflamação no ouvido) são o abanar da cabeça, coçar o ouvido afetado ou até dor na ingestão de alimentos.
Lamber as patas
O lamber das patas nos cães é muitas vezes atribuído a tédio, vício ou aborrecimento. Na verdade, um cão normal não deve lamber as patas mais do que uma ou duas vezes por dia e durante apenas alguns segundos.
Se notar que o seu cão lambe as patas frequentemente e/ou por longos períodos de tempo é possível que algo mais se esteja a passar. A inflamação das patas é uma consequência muito frequente de processos alérgicos especialmente se as patas visadas são as da frente.
Se o seu cão lambe preferencialmente as patas de trás, poderá ter algum problema nas articulações. O melhor é mesmo levá-lo ao veterinário para que o problema possa ser diagnosticado e tratado atempadamente.
Urinar fora do sítio
Se o seu cão ou gato nunca se descuidou com a sua higiene, mas agora aparecem poças de urina por todo o lado, não se zangue já com ele, pois por detrás deste comportamento poderão estar vários problemas de saúde.
É possível que o seu animal esteja com uma infeção urinária, com um problema de rim, com algum problema hormonal ou até que esteja a ficar incontinente, entre outras coisas.
Não é que ele não queira fazer no sítio certo e onde sempre se habituou, mas, se tiver um destes problemas, é mesmo muito difícil de aguentar!
O melhor é ter a certeza de que nada mais se passa, para que o possa ajudar o mais cedo possível.
Caspa
Um bocadinho de caspa nunca fez mal ninguém certo? Errado! Um pelo e pele saudáveis são um ótimo indicador do estado de saúde do seu animal e de uma alimentação equilibrada.
Especialmente no gato, o aumento da caspa está muitas vezes relacionado com falta ou diminuição de grooming, que por sua vez está associado a variados problemas de saúde.
Já nos cães, gatos ou coelhos, existe um parasita chamado Cheyletiella que é conhecida como “caspa andante”: parece mesmo caspa, mas não é! Muita caspa, especialmente se associada a perda de peso, comichão ou falta de atividade, é um sinal de alarme que não deve ser descuidado.