Para a maioria dos cachorros, não passa de uma fase: param para explorar e seguem caminho. Para os cuidadores, ver o cão comer fezes pode ser desagradável, mas é normalmente apenas uma fase que o cachorro acaba por ultrapassar.
Ainda assim, é importante educar o seu cachorro desde cedo para evitar que esses comportamentos mais tarde causem problemas. Sem dúvida, uma das ordens mais úteis que lhe pode ensinar é "Larga". Pode tentar ensiná-la em casa, mas se tiver dificuldades, pode ser útil procurar aulas para cachorros com educadores especializados que o possam ajudar.
A importância da educação nos cachorros #
Educar bem o seu cachorro é fundamental para prevenir futuros problemas de comportamento. A socialização durante a fase de cachorro é muito importante para o bem-estar do animal. Um cachorro bem socializado tornar-se-á um adulto equilibrado, com níveis de stress controlados, e não reagirá de forma exagerada, com medo ou agressividade, a outros animais, pessoas ou novos estímulos.
Quando começar a educar o seu cachorro? #
Existem diferentes opiniões sobre qual é a idade mais apropriada para começar a educar o seu cachorro, quer por conta própria quer com aulas. O chamado período sensível de socialização nos cães vai das 3 às 12 semanas, e alguns especialistas referem que se pode estender até às 16 semanas. Durante os três primeiros meses de vida, o cachorro está predisposto a conhecer e aceitar coisas novas com muito mais facilidade do que no resto da sua vida.
Claro que isto não significa que, depois desse período, seja impossível educá-lo. Tal como acontece com os humanos, à medida que o cão cresce, torna-se mais difícil mudar os hábitos adquiridos.
Como ensinar ao seu cão o comando "Larga"? #
Como referimos antes, o comando "Larga" é provavelmente um dos mais úteis que pode ensinar ao seu cão. Não só facilita bastante os passeios, como também evita situações potencialmente perigosas.
A pior coisa que pode fazer se o seu cão encontrar um "tesouro" é zangar-se com ele, persegui-lo para lhe tirar o que tem na boca ou, pior ainda, tentar abrir-lhe a boca à força para lhe tirar o que apanhou. Em vez disso, deve ensiná-lo a largar voluntariamente.
Pode ensinar-lhe o comando "Larga" sem recorrer à força ou intimidação, com um treino inteligente:
- Prepare um prato com comida segura mas pouco valiosa para o cão (biscoitos simples para cães, alguns legumes ou fruta). Prepare também um saco com comida altamente apetecível, como pedaços de carne, snacks de fígado ou comida húmida.
- Coloque o seu cachorro com trela num ambiente calmo, como a sala de estar ou o quintal. Se tiver alguém que possa ajudar, melhor ainda. A pessoa deve colocar o prato com a comida pouco valiosa no chão, a cerca de 3-4 metros do cachorro.
- Deixe o cachorro notar a comida e espere. Se ele se virar para si, recompense-o com a comida mais valiosa. Se estiver muito focado na comida do chão, talvez precise de lhe ensinar primeiro um som para captar a atenção.
- Quando o cachorro olhar para si, use um clicker ou diga "Muito bem" e recompense-o com a guloseima. Para continuar o treino, atire uma guloseima para o chão e volte a repetir. Quando ele se virar quase de imediato, aproxime-se um pouco mais da comida no chão. Marque e reforce sempre que ele optar por si.
- Quando o cachorro conseguir aproximar-se bastante da comida sem a tentar comer, troque a comida por algo ainda mais apelativo e repita os mesmos passos.
- Depois, repita todos os passos com o cachorro sem trela. Em vez de usar um prato, coloque a comida num recipiente transparente com tampa e faça alguns furos para que ele possa cheirar o conteúdo. Se ele se dirigir ao recipiente, espere que olhe para si e recompense-o.
- Agora pode adicionar o comando verbal. Nas primeiras duas vezes, diga "Larga" exatamente quando ele estiver a virar-se para si. Marque e reforce. Depois, comece a dizer o comando ligeiramente antes, até conseguir usá-lo assim que o cachorro se interessar pela comida. Se precisar de repetir o comando, é sinal de que está a avançar demasiado depressa: volte atrás um ou dois passos.
- Pratique ao ar livre e repita o treino em diferentes ambientes antes de aplicar o comando numa situação real.
Aulas para cachorros #
Se decidir levar o seu cão a aulas de educação, tem diferentes opções conforme as necessidades e objetivos:
- Educação: para uma convivência divertida, aprende-se o que é aceitável e o que não é, inibição da mordida, hábitos de higiene corretos...
- Treino: para facilitar os passeios, ensina-se a chamada, o sentar e o deitar, por exemplo.
- Socialização: como sabemos do que gostam, os cães divertem-se a brincar e a relacionar-se com outros cães enquanto aprendem.
- Equilíbrio: ao estimular as suas capacidades físicas e mentais, conseguimos um cão adulto mais equilibrado, com menos probabilidade de se tornar medroso ou agressivo.
Com paciência, consistência e reforço positivo, o seu cachorro aprenderá a passear de forma mais segura e tranquila, sem tentar comer tudo o que encontra pelo caminho!