A hipertensão é uma das principais doenças que afetam os humanos e, embora possa parecer surpreendente, também afeta os gatos. De facto, entre 25% a 75% dos gatos são propensos a desenvolver doenças primárias associadas à hipertensão, como a doença renal crónica ou o hipertiroidismo.
Nos últimos anos, tem havido maior consciencialização sobre o aumento da pressão arterial em felinos, os possíveis tratamentos e a importância de manter hábitos de vida saudáveis. Por isso, a equipa do AniCura Abros Hospital Veterinário partilha alguns conselhos para prevenir os efeitos nocivos da hipertensão no teu gato.
O que é a pressão arterial nos gatos? #
A pressão arterial (PA) é uma medida muito útil na medicina felina, já que diversas doenças que afetam os sistemas renal, circulatório ou endócrino podem provocar alterações neste parâmetro.
Por isso, recomenda-se fazer medições periódicas em animais saudáveis como parte das avaliações de rotina, especialmente em gatos mais velhos, para detetar precocemente eventuais problemas. A medição também é usada para monitorizar gatos doentes durante internamentos ou com patologias crónicas, como a doença renal crónica (DRC).
Sintomas da hipertensão em gatos #
Segundo Deborah García e Tatiana Calviño, médicas veterinárias especialistas em medicina felina do AniCura Abros, um dos principais problemas da hipertensão é que pode ser assintomática durante muitos anos. Em muitos casos, quando é detetada numa consulta, já ocorreram danos irreversíveis, como cegueira aguda devido ao descolamento da retina ou insuficiência cardíaca.
Por isso, recomenda-se realizar controlo regular da pressão arterial em gatos adultos para permitir uma deteção atempada.
Como se mede a hipertensão em gatos?
Para medir a pressão arterial realiza-se um exame não invasivo e indolor, com um esfigmomanómetro veterinário. O manguito é colocado numa das patas ou na cauda do gato, e as medições são feitas num ambiente calmo e tranquilo.
Como prevenir a hipertensão nos gatos? #
Tal como nos humanos, a melhor forma de prevenir a hipertensão nos gatos é através da prevenção. Pequenos hábitos saudáveis podem melhorar substancialmente a qualidade de vida do seu gato e ajudar a manter a sua pressão arterial sob controlo:
- Manter uma dieta equilibrada. Tal como nos humanos, recomendam-se alimentos com baixo teor de sódio.
- Evitar o sedentarismo. Incentive o exercício físico através de brinquedos e atividades que promovam o movimento.
- Controlar o colesterol. Através de uma dieta com baixo teor de gordura e evitando dar restos de comida humana ao animal.
- Observar sinais clínicos. A hipertensão pode manifestar-se por mudanças de comportamento, fraqueza, vómitos, perda de apetite ou emagrecimento.
- Vigiar a pressão arterial. É importante visitar regularmente o veterinário, especialmente quando o gato é idoso, para fazer controlo da pressão arterial.
Como tratar a hipertensão em gatos? #
Depois de feito o diagnóstico, é aconselhável iniciar o tratamento com acompanhamento veterinário regular para ajustar a dose da medicação conforme o caso.
"Como profissionais de saúde, os veterinários desempenham um papel fundamental junto das famílias, ajudando-as a perceber que as visitas ao veterinário fazem parte do bem-estar dos animais de companhia. Estas visitas costumam causar stress, e minimizar esse desconforto e integrar os controlos preventivos na rotina também faz parte do nosso trabalho", concluem Deborah e Tatiana.