AniCura oferece programas de formação avançados para profissionais

Graças à dimensão da AniCura, este programa não só permite a partilha de conhecimento entre hospitais, como também cria sinergias e possibilita o estreitamento de ligações com outros profissionais e centros em diferentes países europeus", adianta a responsável.

No âmbito do Dia Mundial do Veterinário, que se assinala a 4 de outubro, a AniCura, grupo de hospitais e clínicas especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, lembra a importância da atualização na Medicina Veterinária e a aposta na formação contínua e de vanguarda dirigida aos profissionais de Medicina Veterinária.

A formação dos médicos veterinários é fundamental para a AniCura, por isso, disponibilizamos ferramentas e programas de aprendizagem avançados e contínuos, que permitem a estes profissionais uma atualização constante nas diferentes áreas de especialização e úteis na sua prática clínica diária”, refere María José Cabrera, Head of People & Organization da AniCura Ibéria.

Os programas de formação internacionais, como o “Graduate Programme”, com duração de 15 meses, centram-se no reforço dos cuidados primários e na capacitação dos veterinários com menos anos de experiência, na melhoria das habilidades comunicativas destes profissionais e na gestão de diferentes cenários que integram a Medicina de Emergência. Este programa oferece uma formação teórica e prática, bem como ajuda na orientação da carreira em especialidades específicas. Os profissionais veterinários podem, desta forma, desenvolver competências clínicas e não clínicas com um programa lecionado por oradores selecionados e de referência.

"Graças à dimensão da AniCura, este programa não só permite a partilha de conhecimento entre hospitais, como também cria sinergias e possibilita o estreitamento de ligações com outros profissionais e centros em diferentes países europeus", adianta a responsável. "Os profissionais selecionados para esta formação estão no início da sua carreira profissional, pelo que aproveitam ao máximo esta experiência e as suas possibilidades, e sentem-se apoiados no desenvolvimento das suas competências de uma forma mais ágil e orientada.", acrescenta.

A oferta de um serviço de qualidade aos pacientes e cuidadores é fundamental para a AniCura. Por isso, tem também disponíveis programas relacionados com a aquisição de competências de comunicação para que os profissionais possam prestar o melhor apoio aos cuidadores. Sandra Reis, P&O Partner da AniCura em Portugal reforça que “a comunicação do médico veterinário com os cuidadores é essencial. Com estes cursos, os profissionais podem adquirir competências para aprender a gerir corretamente as consultas, relacionarem-se com os cuidadores e transmitir a informação de forma clara e empática”. Até ao final do ano, estão previstas múltiplas sessões formativas em Comunicação, tanto em Lisboa como no Porto, e com conteúdos selecionados para veterinários, enfermeiros, auxiliares e rececionistas.

Outro dos programas recentemente lançados pela AniCura é o “Urgent Care”, cujo objetivo é dotar os médicos veterinários e auxiliares clínicos de técnicas de gestão em cenários de Urgência na prática clínica. O programa conta com diferentes módulos em formato online e decorre ao longo de 2023 e 2024. Cada módulo conta com materiais destinados tanto a veterinários como a auxiliares, e inclui também discussões sobre casos clínicos, em diferentes idiomas, nos quais é possível aplicar os conceitos teóricos aprendidos.

Este programa também inclui workshops em POCUS (Point-of-care Ultrasonography, no original em inglês) e RECOVER, inspirados e adaptados dos padrões de cuidados de saúde da Medicina Humana. O POCUS é uma prática que consiste em utilizar um procedimento de diagnóstico não-invasivo, a ecografia, para permitir aos veterinários identificar a origem do problema e, quando necessário, avaliar a evolução do paciente e optar por técnicas que possam salvar-lhes a vida rápida e eficazmente, com intervenção mínima no animal, reduzindo-lhe o stress. RECOVER é uma certificação reconhecida a nível mundial na Medicina Veterinária, onde, através da Medicina Baseada na Evidência, se desenvolvem guias de atuação para gerir de forma mais adequada os pacientes que entrem em paragem respiratória.

Outras das formações disponíveis é o AniCura Continuing Education (ACE), um conceito de formação e desenvolvimento profissional no centro veterinário. A AniCura conta com uma ampla oferta educativa que inclui diversos cursos anuais, em diferentes países da Europa, e uma grande percentagem acontece online, facilitando a participação dos formandos.

Todos os cursos e programas são dirigidos por especialistas, professores reconhecidos e formadores certificados. Há ainda cursos disponíveis para profissionais de veterinária externos à AniCura.

As informações sobre os diferentes cursos e respetivo calendário estão disponíveis em:
https://www.anicuragroup.com/how-we-make-a-difference/continuing-education/courses/

Mais notícias

Erro

Ocorreu um erro. Este pedido já não pode responder até ser recarregado.