Assinala-se no próximo dia 22 de julho o Dia Mundial do Cérebro. As doenças neurológicas podem afetar animais de todas as idades e raças, sendo essencial a deteção precoce e o tratamento adequado para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Entre as patologias mais frequentes estão a epilepsia idiopática, a doença do disco intervertebral (DDIV), e várias formas de encefalite.1 Cada uma destas patologias requer uma abordagem cuidadosa e personalizada para garantir o bem-estar do animal.
A epilepsia idiopática é uma doença crónica que se manifesta através de crises convulsivas recorrentes, por sua vez, a DDIV é uma das causas mais frequentes de dor e paralisia em cães, especialmente em raças mais predispostas, e a encefalite pode resultar de infeções, doenças autoimunes ou outros processos inflamatórios.
Através de uma abordagem multidisciplinar e do uso de técnicas avançadas de diagnóstico, é possível proporcionar cuidados de excelência aos animais. A ressonância magnética (RM) e a tomografia computorizada (TC) permitem identificar as áreas afetadas no cérebro, as causas subjacentes das crises epiléticas e avaliar a extensão do dano, permitindo um tratamento mais preciso e eficaz.
"Na AniCura, estamos comprometidos em disponibilizar os melhores cuidados neurológicos aos animais de companhia. Utilizamos tecnologia de ponta e adotamos uma abordagem personalizada para cada paciente, garantindo um diagnóstico preciso e o tratamento mais adequado possível", afirma o Dr. Martinho Capelão, médico especialista em Neurologia veterinária do AniCura Restelo Hospital Veterinário.
O tratamento depende do diagnóstico, podendo incluir terapêutica médica, intervenções cirúrgicas e tratamentos de reabilitação. A epilepsia idiopática, por exemplo, é frequentemente gerida com medicamentos anticonvulsivantes, enquanto a doença do disco intervertebral pode necessitar de cirurgia para descompressão da medula espinhal.
"A abordagem ao tratamento das doenças neurológicas nos animais de companhia deve ser abrangente e integrada. Além do tratamento médico, consideramos fundamental o
acompanhamento contínuo e a reabilitação, que podem incluir fisioterapia e cuidados paliativos, conforme a necessidade do paciente," acrescenta o especialista.
O AniCura Restelo Hospital Veterinário está equipado com ressonância magnética de última geração, proporcionando diagnósticos de alta precisão, através de imagens detalhadas das estruturas cerebrais e medulares, e de tomografia computorizada (TC), particularmente útil na avaliação das estruturas ósseas e deteção de lesões agudas.
Referências:
1.
https://www.vscot.com/site/blog/2021/08/20/neurological-issues-in-pets; https://sevneurology.com/blog/types-of-neurological-disorders-in-dogs-and-cats, consultados em julho 2024