Cuidados antes do parto
Durante a gravidez, a sua cadela precisará de alguns cuidados específicos para que o processo corra da melhor forma possível. A gravidez em cães dura cerca de dois meses, embora dependa de vários fatores, como a raça.
Atividade durante a gravidez
Uma cadela em boa condição física tem menos problemas no parto, pelo que deve manter algum exercício regular durante toda a gestação. Durante a gravidez, a energia da cadela diminuirá. Na verdade, um dos sintomas da gravidez é a diminuição da atividade e das brincadeiras, mas mantenha as caminhadas e os movimentos tanto quanto possível; a maioria dos problemas do parto ocorrem em cadelas obesas.
Alimentação durante a gestação
A nível dos hábitos alimentares, não altere a alimentação da sua cadela nas primeiras 6 semanas de gestação. A partir das 6 semanas devemos introduzir as rações de cachorro e gradualmente ir aumentando a quantidade de comida fornecida. Em qualquer caso, antes de fazer qualquer alteração, fale com a sua equipa veterinária para obter conselhos sobre a melhor dieta para as necessidades da sua cadela. O aumento da dose de alimentação deve vir associada a um aumento na sua frequência. Passe a fornecer comida três vezes ao dia, visto que pequenas quantidades são mais fáceis de digerir.
Outros cuidados durante a gravidez
Para além da dieta e do exercício, existem outros aspetos que deve ter em consideração:
- Desparasitação: A sua cadela pode precisar de desparasitação regular e controlo de pulgas enquanto estiver gestante. Felizmente, alguns produtos podem ser usados durante esta fase da vida dela com segurança.
- Corrimentos vaginais: Durante a gestação podem ocorrer corrimentos vaginais. O corrimento mucoso transparente é ocasional e normal. Se o corrimento contiver puus ou sangue, contacte rapidamente o seu veterinário.
- Tenha o cuidado de isolar a cadela gestante dos restantes cães da família durante as três semanas antes e as três semanas a seguir ao parto. Reserve-lhe uma área segura, sem correntes de ar e idealmente com a temperatura ambiente constante.
- Providencie uma caminha onde a mãe possa fazer o ninho para ter os bebés, mas que seja fácil de limpar. Arranje umas mantinhas fáceis de lavar para poder trocá-las com muita regularidade.
Cuidados durante o parto
O nascimento dos cães pode durar entre 12 e 24 horas, mas se for a primeira vez pode durar até 36. O processo consiste em várias fases, que requerem atenção especial:
- Antes de começar: pouco antes do início do trabalho de parto, a cadela pode mostrar sinais de fazer ninho, nervosismo, perda de apetite, arfar, tremer e até vomitar.
- Primeira fase: a sua cadela começa a ter contrações mais fortes e a expelir fluídos aquosos. O colo do útero e o útero preparam-se para o parto.
- Segunda fase: Com a entrada dos cachorros no canal do parto, há uma estimulação ainda mais forte das contrações e gradualmente ele vai caminhando para o exterior.
- Terceira fase: Após a saída dos cachorros, a cadela expele as placentas. Deve estar atento para confirmar se todas as placentas foram expelidas; se não, chame o veterinário com urgência.
Os cachorros vêm envolvidos por uma membrana fina esbranquiçada que a mãe rasga com os dentes. Os cachorros podem sufocar se esta membrana não for rasgada. O período médio de tempo entre o nascimento de cachorro é de 30 a 60 minutos, embora a cadela possa fazer algumas pausas sem contrações que podem chegar ser de 4 horas.
Depois do parto
Um corrimento vaginal é normal após o parto, muitas vezes discreto apenas visível após a micção. Deverá vigiar esse corrimento e constatar que gradualmente diminui quantidade, e passa de vermelho mais vivo para vermelho acastanhado. Habitualmente, a consistência passa de líquido para mucoso. Estes corrimentos não devem ter mau cheiro.
Deve examinar cuidadosamente as glândulas mamárias da sua cadela. As glândulas mamárias cheias de leite são firmes, não dolorosas e de temperatura normal e o leite deve ter uma cor branca e deve ser líquido. Glândulas mamárias muito quentes, vermelhas, dolorosas e duras normalmente são sinal de infeção/inflamação e devem ser tratadas o mais rápido possível para não comprometer a saúde dos cachorros.
Os cachorros
Os cachorros recém-nascidos não conseguem regular a sua temperatura corporal pelo que deve ter sempre cuidado de os manter quentes mas não em demasia. As correntes de ar são as primeiras ameaças para um recém-nascido. Outro cuidado a ter é a higiene dos mamilos da mãe sempre que esta vem à rua.
Os cachorros devem ficar com a mãe no mínimo até às 8 semanas de vida. Ela vai alimentá-los, mantê-los aquecidos, estimulá-los a urinar e defecar, ensina-os a socializar em grupo e a respeitar a hierarquia. Os cachorrinhos e a mãe devem ser desparasitados internamente a partir dos primeiros 15 dias de idade. O plano vacinal só começa às 6 semanas.
A primeira papa sólida ou semi-sólida é fornecida por volta dos 21 dias de vida, altura em que começam a aparecer os primeiros dentinhos de leite.