Infestação de carraças nos cães – Saiba como lidar

A carraça é o parasita que maior número de doenças transmite. Desde que sai do ovo, necessita de sangue para se alimentar, ancorando-se fortemente na pele do animal. É nesse momento que se pode produzir o contágio dos parasitas que alberga.

A carraça passa todo o seu ciclo de vida sobre um, dois ou três hospedeiros. Só as fêmeas depositam ovos no meio ambiente e quando estes eclodem, dando lugar a uma larva, o ciclo reinicia-se sobre um novo hospedeiro.

Uma carraça fêmea pode chegar a produzir entre 3000 a 4000 ovos ao longo da sua vida.

Como é que a carraça pode afectar a saúde do meu cão?

Durante o seu desenvolvimento até alcançar a maturidade, o tamanho de uma carraça pode aumentar até 4 vezes, pelo que a quantidade de sangue que necessita para se alimentar pode provocar anemia no animal quando a infestação é intensa.

As carraças preferem as zonas do corpo onde a pele é mais fina e onde há maior irrigação (orelhas, nuca, entre os dedos das patas, à volta dos olhos) e aderem-se com tal intensidade que, se uma carraça é arrancada do cão de uma forma incorrecta, o seu aparelho bocal permanece enterrado na pele, o que pode provocar lesões e infecções.

Como lidar com as carraças

Normalmente fazendo um controlo da parasitose sobre o animal consegue-se, com relativa facilidade o controlo do ambiente.

Para eliminar as carraças, deve ser utilizado um produto específico no cão. Deste modo, poderemos livrar-nos delas sem correr o risco do seu aparelho bocal ficar ancorado na pele do animal.

Atualmente existem vários produtos no mercado que permitem controlar as infestações de carraças.

Apresentação Bravecto comprimido – Proteção durante 3 meses contra pulgas e carraças.

Os mais eficazes são:

  • Bravecto (comprimido ou spot on);
  • NexGuard (comprimido);
  • Credelio (comprimido);
  • Activyl tick plus (spot on);
  • Effipro (spot on);
  • Pulvex (spot on);
  • Preventic (coleira);
  • Scalibor (coleira);

Os banhos com champôs ou outras substâncias anti-parasitárias devem ser usados com cuidado dado que a margem entre o intervalo terapêutico e a zona tóxica andam muito próximos.

Doenças transmitidas pelas carraças nos cães

As carraças podem causar irritação ou infecção no local onde se fixam à pele, mas também podem ser portadoras e transmitir infecções de um animal para outro.

Elas transmitem uma variedade de organismos causadores de doenças, incluindo protozoários, bactérias, riquétsias e alguns vírus.

Os cães podem ter infestações esporádicas com apenas algumas carraças, ou infestações maciças, dependendo da quantidade de tempo que permanecem no habitat das carraças e da dimensão da população de carraças.

Em algumas partes do mundo as carraças são portadoras de:

  • Babésia (um protozoário que causa a piroplasmose ou babesiose);
  • Borrélia (uma bactéria que causa a doença de Lyme);
  • Ehrlichia (uma riquétsia que causa ehrlichiose) e outros organismos, que podem representar sérias ameaças aos cães e seres humanos.

Infográfico de doenças transmitidas pelas carraças

Babesiose

Doença causada pela Babesia canis e Babesia gibsoni, caracterizada por febre, anorexia e anemia. É fatal, se o cão não for tratado a tempo.

Borreliose ou Doença de Lyme

Das zoonoses transmitidas por carraças esta é uma das que merece mais destaque. É causada pela bactéria Borrelia burgdorferi que produz quadros de febre, anorexia, poliartrite, miopatias e adenopatias.

Ehrlichiose

Doença causada pela bactéria Ehrlichia canis que, na fase aguda, causa febre, problemas respiratórios, edema e vómitos.

Para reduzir o risco de transmissão de doenças ao seu cão, precisa de uma solução que efetivamente afaste e elimine as carraças. Existem agora novas soluções que funcionam de forma diferente das soluções convencionais.

Veja alguns dos produtos que recomendamos para controlar as infestações de carraças.

Em caso de dúvidas, não hesite em contactar o seu Médico Veterinário.

AniCura Santa Marinha Hospital Veterinário

 

Entre em contacto com um veterinário

Este artigo foi útil?

Por favor, selecione o que se adequa à sua situação. Agradecemos o seu feedback.

Obrigada!

Nós realmente apreciamos isso

Erro

Ocorreu um erro. Este pedido já não pode responder até ser recarregado.