Casas para gatos: como criar um espaço adequado

Sabia que grande parte da felicidade e qualidade de vida do seu gato depende do seu ambiente doméstico? Aqui explicamos tudo o que deve ter em consideração para criar uma casa adequada aos gatos.

Os gatos são criaturas complexas, muito diferentes de nós. Criar um lar adequado para os gatos não significa apenas fornecer comida, abrigo e amor; é um pouco mais complicado do que isso. É necessário compreender e satisfazer todas as necessidades do seu gato, e, para isso, o ambiente criado deve ser estimulante e seguro. 

O que é uma casa adequada para os gatos? 

Para tornar o seu gato feliz em casa, é necessário criar espaços com estímulos e desafios suficientes para satisfazer os seus comportamentos naturais. Lembre-se de que os felinos são predadores por natureza: mesmo que o seu gato seja domesticado, ele precisa de correr, saltar e "caçar". Ajudando-o a fazer isso, também reduzirá o risco de problemas emocionais associados ao tédio e à falta de atividade. 

Embora os gatos se adaptem muito bem à maioria dos ambientes, necessitam de espaços bem pensados para se sentirem seguros e satisfeitos. Isso inclui, por exemplo, lugares para se sentarem e explorarem os arredores, dormir, esconder e desaparecer por um tempo. 

Plantas tóxicas para os gatos e outros produtos não recomendados 

Para manter a sua casa segura, é necessário saber quais produtos ou alimentos podem ser perigosos e prejudiciais. Existem muitas plantas venenosas para os gatos, como tulipas, lírios ou fetos, mas além disso, chocolate, graxa de sapatos, muitos produtos de limpeza, beleza, medicamentos ou higiene podem ser tóxicos para o seu gato. 

Certifique-se de avaliar o risco de cada área e de manter tudo o que possa ser perigoso para o seu gato fora do seu alcancee. Lembre-se de que são criaturas curiosas que aproveitarão qualquer oportunidade para explorar e examinar tudo o que parecer interessante ou diferente, especialmente quando são pequenos. 

A zona de água e comida 

Existem formas de tornar a zona da comida e água mais adequada para os gatos. Para começar, a comida e a água devem estar em um local tranquilo e não muito perto da caixa de areia. Nenhum de nós gostaria de jantar na casa de banho, certo? Além disso, a tigela da comida e a da água devem permanecer separadas uma da outra. Não se esqueça de incluir uma tigela de erva-gateira, pois é importante que comam erva para eliminar pelos nos intestinos. 

Em relação aos materiais das tigelas, muitos gatos não gostam de plástico, por isso escolha uma tigela de vidro, cerâmica ou aço inoxidável. Na natureza, os gatos gostam de beber água das poças, onde têm uma visão clara em todas as direções e não correm o risco de bater com os bigodes em algo. Tente colocar diferentes tigelas de água em locais diferentes da sua casa, e se o seu gato não quiser beber, pode incentivá-lo com uma fonte, por exemplo. Se tiver mais do que um gato, devem ser capazes de comer nas suas próprias tigelas. 

Camas para gatos e áreas de descanso 

Sim, os gatos dormem durante uma boa parte de suas vidas. Portanto, é essencial fornecer diferentes lugares para eles escolherem para descansar. Não precisa de ser uma cama para gatos extremamente cara; a maioria dos felinos domésticos fica feliz com um local aconchegante no sofá, na cama ou na cadeira. Uma manta bonita ou roupa de cama com um cheiro familiar dos seus cuidadores é suficiente para proporcionar uma sensação de segurança e proteção. 

Se comprar uma cama para gatos, coloque-a perto de uma fonte de calor ou numa área ensolarada, especialmente se tiver um gato de pelo curto, e talvez num local mais fresco para os gatos de pelo longo. A maioria dos gatos não gosta de dormir ao nível do chão, por isso considere colocar as camas num nível mais elevado. 

Também é importante fornecer vários locais de descanso e esconderijos para os quais o gato possa escapar quando precisar de um tempo para si mesmo: um local tranquilo longe do tumulto da casa, onde se possa sentir camuflado e escondido. 

Dado que os gatos são escaladores naturais, apreciam áreas de descanso elevadas de onde possam sentir-se seguros e observar o ambiente. Uma prateleira é um lugar perfeito, assim como armários ou arranhadores elevados com plataformas ou cercas. O arranhador também é essencial se quiser que os seus móveis permaneçam intactos, pois os gatos precisam de afiar as unhas para as manter e marcar seu território. Se o colocar na parede, é importante colocá-lo alto o suficiente para que o gato se possa esticar completamente. 

A caixa de areia 

A caixa de areia deve ter 1,5 vezes o comprimento do gato, com bordas e preenchida com muita areia, preferencialmente pelo menos cinco centímetros. Uma grande bandeja de plástico pode ser uma alternativa melhor e mais económica do que uma caixa de areia normal. Quanto à areia, é preferível que seja inodora e que forme grumos. As caixas com tampa não são ideais para os gatos, especialmente se tiver mais de um em casa, pois pode causar stress esperar pela vez deles: é melhor ter uma para cada gato. 

A localização da caixa de areia é essencial: deve ser colocada num canto discreto e longe de janelas de corpo inteiro, áreas de muito tráfego e da zona de comida do gato. Mantenha-a limpa e arrumada, removendo as fezes e a urina todos os dias e trocando a areia pelo menos uma vez por semana. 

Brinquedos para gatos 

Para manter o instinto de caça natural do gato, os brinquedos, jogos e desafios são importantes e benéficos para o seu bem-estar. Há uma grande variedade de brinquedos para gatos, mas no fim, cada um escolhe com base nas suas preferências. Em geral, os que se parecem com presas naturais são bastante populares, e se estiverem impregnados com erva-gateira, tornam-se ainda mais atrativos. 

No entanto, tenha em mente que coisas simples como um pedaço de papel e uma corda podem ser tão divertidas como um brinquedo caro comprado em loja, mas evite elásticos ou objetos pequenos que o seu gato possa engolir. Seja criativo e estimule o seu gato com coisas novas e desafiadoras de vez em quando, pois um ambiente constante e imutável pode ser stressante. 

Lembre-se de que terá que substituir os brinquedos de tempos a tempos. Os gatos entediam-se rapidamente, especialmente se os brinquedos forem deixados no chão. Mantê-los escondidos por períodos de tempo torná-los-á muito mais atraentes e emocionantes quando os encontrar. 

O mundo exterior 

Se o seu gato estiver o tempo todo em casa, é importante deixar espaço para ele perto das janelas. Do peitoril, ele pode observar os arredores e a vida lá fora, mas tenha muito cuidado para que ele não escape pela janela quando estiver aberta para ventilação, especialmente se mora num apartamento. 

Se permitir que o gato saia para a varanda ou jardim, considere instalar uma cerca para mantê-lo seguro e evitar perigos. Com um ambiente fechado, o seu gato pode desfrutar de um pouco de tempo ao ar livre sem que precise de se preocupar com ele fugir, magoar-se ou causar problemas no bairro. 

Alguns gatos apreciam a possibilidade de passear com arnês e guia. Nesses casos, é importante deixar que ele estabeleça o ritmo e estar atento se ele parecer stressado ou estiver a respirar com a boca aberta. 

Entre em contacto com um veterinário

Este artigo foi útil?

Por favor, selecione o que se adequa à sua situação. Agradecemos o seu feedback.

Obrigada!

Nós realmente apreciamos isso

Erro

Ocorreu um erro. Este pedido já não pode responder até ser recarregado.