A peritonite nos gatos, também conhecida como peritonite infeciosa felina ou PIF, é uma doença muito grave que pode provocar problemas respiratórios e até a morte dos gatos. Surge da infeção do animal por um coronavírus felino que, após sofrer uma mutação no interior do gato infetado, pode levar ao desenvolvimento desta doença.

Na AniCura explicamos todos os pormenores que precisa de saber sobre a peritonite nos gatos, as suas origens e as terapias mais eficazes para promover a saúde do animal.

Tratamento da peritonite infeciosa felina (PIF)

Caso o seu gato tenha sido diagnosticado com peritonite felina, é essencial compreender que atualmente não existe cura para esta doença. Embora os tratamentos não consigam erradicar a doença, podem controlar os seus sintomas e promover a recuperação de atividades básicas como a alimentação.

É essencial que, ao mais pequeno sinal, se procure um veterinário para confirmar ou excluir a presença de PIF. Em caso de manifestação, é essencial que o tratamento seja prescrito por um veterinário profissional, que efetuará um acompanhamento médico rigoroso da saúde do animal.

Sintomas de peritonite em gatos

A PIF pode manifestar-se no felino através de uma variedade de sinais: desde a falta de apetite ou fadiga até problemas respiratórios graves, perturbações do sistema nervoso ou problemas inflamatórios.

Infelizmente, a doença tende a progredir e a agravar-se rapidamente sem apresentar melhorias com o tratamento, conduzindo a uma taxa de mortalidade significativa.

Vacina contra a peritonite infeciosa dos felinos

Atualmente, foram desenvolvidas algumas vacinas para tratar a doença. No entanto, os resultados que podem proporcionar, bem como a sua eficácia contra os vários sintomas da PIF, são desconhecidos. Além disso, a sua administração não é permitida em gatos com menos de 4 meses de idade.

Esperança de vida em gatos com PIF

Infelizmente, esta doença de origem viral, agrava-se rapidamente e resulta frequentemente na morte do animal devido à deterioração progressiva que provoca no seu organismo. No entanto, dependendo da virulência do vírus e do estado de saúde do felino, a esperança de vida de um gato com PIF pode variar entre alguns dias ou semanas e 5 anos nos casos mais favoráveis.

Lembre-se que, para tomar a melhor decisão para a saúde e o bem-estar do animal, é essencial colocar-se nas mãos de especialistas veterinários como os da AniCura.

Entre em contacto com um veterinário

Este artigo foi útil?

Por favor, selecione o que se adequa à sua situação. Agradecemos o seu feedback.

Obrigada!

Agradecemos muito

Erro

Ocorreu um erro. Este pedido já não pode responder até ser recarregado.