Osteoartrose e cancro são as patologias mais frequentes em animais de companhia geriátricos

Participaram no Congresso mais de 200 profissionais do setor veterinário da Península Ibéria, e foram dados a conhecer os novos avanços e técnicas em diferentes áreas com o objetivo de proporcionar os melhores cuidados veterinários ao paciente geriátrico.

A AniCura, grupo de hospitais e clínicas especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, promoveu, entre os dias 24 e 25 de novembro, o II Congresso Veterinário AniCura Ibéria, uma aposta na formação contínua de médicos veterinários e outros profissionais do setor.

O Congresso, dedicado ao “Paciente Sénior”, focou-se na abordagem às doenças mais frequentes que afetam os pacientes seniores. Os avanços registados na Medicina Veterinária têm permitido prolongar a esperança média de vida dos animais de companhia e, por isso, torna-se imprescindível que os profissionais veterinários garantam uma adequada gestão das patologias que afetam os animais de companhia na terceira idade.

As patologias geriátricas são o grande desafio que enfrentamos enquanto veterinários já que, em muitas ocasiões, estamos a falar de condições crónicas, ou seja, doenças que convivem com o animal até ao fim da sua vida”, refere o Dr. José Gómez, Head of Medical da AniCura Ibéria. “As doenças que afetam os animais de companhia podem ser muito variadas, com destaque para a osteoartrite e o cancro. Assim como os problemas neurológicos, renais e cardíacos, sem esquecer os problemas dentários, que geralmente estão relacionados com o desenvolvimento ou evolução de outras doenças”. 

“Garantir a prestação de cuidados geriátricos de qualidade envolve uma abordagem multidisciplinar, integrando diferentes especialidades veterinárias. Por isso, a partilha de conhecimento entre profissionais é tão fundamental”, refere o Dr. Lénio Ribeiro, médico veterinário e responsável pelo Serviço de Anestesiologia e Gestão da Dor no AniCura Atlântico Hospital Veterinário e um dos palestrantes do II Congresso AniCura. “A Anestesiologia dá apoio à maioria das especialidades médico veterinárias, garantindo o sucesso dos procedimentos e o bem-estar dos animais, que é a nossa prioridade máxima”, acrescenta.

Dar valor ao paciente sénior

Nesta segunda edição do Congresso, que teve lugar em Madrid e que contou com a participação de mais de 200 profissionais do setor veterinário da Península Ibérica, discutiram-se os mais recentes avanços e novas técnicas nas diferentes áreas com a finalidade de proporcionar os melhores cuidados ao animal de companhia.

Este congresso reflete os cinco princípios que nos movem na AniCura: Qualidade, entendida como excelência no serviço; Responsabilidade, para estar sempre na vanguarda; Mutualidade, porque só com o apoio dos colegas é possível alcançar o sucesso; Eficiência, consequência direta do anterior;eri e Liberdade, para desenvolver a nossa atividade profissional, tendo presentes todos os princípios anteriores”, conclui o Dr. José Gómez. 

 

Sobre a AniCura 

A AniCura é um grupo de hospitais e clínicas de animais especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, criado com o objetivo de gerar sinergias e partilhar recursos. A empresa foi fundada em 2011, a partir da primeira fusão entre hospitais veterinários na Escandinávia. Atualmente, a AniCura é um modelo a seguir nos cuidados médico-veterinários especializados e um parceiro dos cuidadores de animais de companhia e médicos veterinários de toda a Europa. A Companhia conta, atualmente, com mais de 490 clínicas em 15 países da Europa, 85 clínicas na Península Ibérica e cerca de 12 mil colaboradores, dos quais 360 em Portugal. A AniCura disponibiliza uma ampla gama de serviços médicos e cirúrgicos: Medicina Preventiva e Cuidados Primários, Diagnóstico Avançado, Medicina Interna, Cuidados Intensivos, Cirurgia Geral, Ortopedia, Oncologia, entre outros. Disponibiliza ainda Reabilitação, Fisioterapia e Nutrição, assim como alimentação e artigos para animais de companhia. Desde 2018, a AniCura integra a Mars Veterinary Health, uma empresa familiar focada em Cuidados Veterinários. Para mais informação sobre a AniCura visite www.anicura.pt ou www.anicura.group.com.

Mais informação para Imprensa:

ATREVIA PORTUGAL

Maria João Serra

mmoreira@atrevia.com

+351 914 027 327

 

Carina Monteiro

cmonteiro@atrevia.com

+351 913 054 785

 

Mais notícias

Erro

Ocorreu um erro. Este pedido já não pode responder até ser recarregado.